Contrapiso: um processo que merece cuidado

Quando começamos a construir nossa casa queremos agilidade para terminar tudo o mais rápido possível, o que demanda serviços múltiplos no canteiro de obras. Com o projeto em mãos, pensamos em quase tudo: as cores das paredes, móveis, decoração e até o estilo da maçaneta da porta do banheiro são pensados. Com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo, devemos tirar um tempo e acompanhar as questões estruturais da casa: da fundação das vigas até o contrapiso, que tem grande importância na sua construção. Mas afinal, você sabe para que serve o contrapiso?

Em resumo, o contrapiso é responsável por diversas funções dentro do sistema construtivo, abaixo listamos as mais importantes:

Servir de suporte para o revestimento de piso e seus componentes;

Corrigir pequenos desníveis no solo;

Servir como amortecedor par as cargas atuantes durante a utilização;

Embutir tubulações elétricas e hidráulicas,

Incorporar sistemas de impermeabilização,

Complementar sistema de isolamento acústico ou térmico,

Proporcionar os caimentos necessários para os diversos tipos de uso dos ambientes.

Cada um destes itens é de grande importância para casa, afinal ninguém querer ter um desnível na sala ou no quarto. Além disso, se executado com perfeição, ele garante maior segurança na hora de colocar qualquer revestimento cimentício, diminuindo o número de quebra do piso, agilidade na colocação e evita problemas no futuro, como a criação de bolhas de ar.

59c3f87f9bf8fafd3efb1cb9f7b7e75a

Foto: Pinterest

Do mar para sua casa

Quando pensamos em viajar, um dos primeiros destinos que passa pela mente é um local com belas praias. Não importa onde moramos, o mar é quase sempre nosso destino final. Muito além de admiração, as ondas servem para nos acalmar e trazer boas recordações. Inspirado nesses sentimentos, a Senhor das Pedras desenvolveu uma linha especial, denominada Mare, que é ideal para quem não mora em cidades litorâneas e quer trazer para a casa um dos mais belos movimentos da natureza: as ondas do mar. Seu formato contínuo e orgânico cumpre com perfeição seu papel de encantar na primeira vista.

Além da beleza visual, o material é feito a base de cimento, o que garante durabilidade e fácil manutenção, diferente de revestimentos comuns ou até papel de parede. Uma dica é ousar no projeto luminotécnico junto ao material. Garante um efeito incrível:

20131209_160524 Mare 101.jpg

Pisos que imitam madeira

Madeiras expostas ao tempo podem durar por anos, porém por se tratar de um material de origem natural é comum que quando expostas ao clima (sol, chuva, frio, calor, ar seco ou úmido) sofra alterações em sua aparência como o desgaste, escurecimento de cor e apodrecimento. Além do risco de pragas como os cupins. Para evitar esses problemas é necessário seguir uma lista de coisas, como o selamento da madeira, pintura com verniz e em alguns casos se faz necessário até o uso de uma tinta com protetor solar. Mas não basta fazer esse processo uma vez, é necessário repeti-lo periodicamente. Afinal, após tanto trabalho a beleza da madeira realmente compensa?

Um exemplo da madeira com problemas com o decorrer do tempo. A da imagem foi aplicada para formar um caminho na área externa, junto da grama:

Untitled-1

 

Pensando em unir essa beleza com a praticidade e durabilidade do revestimento cimentício, a Senhor das Pedras criou a Linha Madeira, que se assemelha visualmente em tudo com o produto natural – seus veios são cópias exatas, sendo praticamente impossível saber se é real ou não. E o benefício principal é não ter a mesma manutenção do produto natural, porque é revestimento.

Untitled

 

Isso torna a linha ideal para trabalhar em áreas externas como em pisos, calçadas, caminhos no gramado, ou até mesmo paredes, com total conforto de saber que a sua obra vai durar por muito mais tempo sem trazer nenhum trabalho após o material ser aplicado. Um exemplo de caminho com a linha madeira:

02

 

Paredes:

Untitled-1